Metodologia Seis Sigma

Você sabe porque a metodologia desenvolvida pela Motorola se chama 6 Sigma?

No final dos anos 80, a Universidade da Motorola nos Estados Unidos desenvolveu a sua consagrada metodologia para melhorar a qualidade de seus processos, produtos e serviços, a qual chamou de “Metodologia 6 Sigma”. A metodologia teve como objetivo inicial reduzir drasticamente os defeitos que ocorriam na fabricação e é suportada pela estruturação das fases do DMAIC: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar.

“Sigma minúsculo” é uma letra do alfabeto grego, representado por “s”, que em estatística representa o cálculo do desvio padrão. O desvio padrão é uma medida de dispersão (variação), que mede o quanto a média aritmética de uma amostra coletada está distante, em média, de cada valor individual. Então, quanto maior o valor numérico de “s” significa que a amostra coletada tem mais variação. Problemas com a qualidade de produtos aumentam com o aumento da variação dos processos de fabricação.

A Motorola entendeu que um processo para ter excelência deve ter pouca variação e definiu que o ideal, para a maioria dos processos fabris, é ter uma variação tal, que a média aritmética dos valores gerados esteja à uma distância de 6 s (6 Sigma) dos valores extremos (limites). Ainda foi considerado um deslocamento máximo da média aritmética de +/- 1,5 s.

Sigma no Gráfico

Desta forma, um processo com qualidade 6 s é um processo que gera, no máximo, 3,4 PPM de falhas, isto é, máximo de 3 produtos defeituosos a cada um milhão de produtos fabricados (99,99966 % dos produtos não têm problemas).

Ishikawa
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