Você conhece os novos tipos de FMEA definidos pelo setor automotivo?
FMEA – Failure Mode Effects and Analysis / Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos é uma excelente metodologia para prevenir falhas em produtos e processos. Foi desenvolvida e aprimorada pela NASA na década de 60, com base em uma ferramenta para análise de falhas em sistemas e equipamentos, desenvolvida pelo exército americano anteriormente. A ideia é avaliar e priorizar os riscos envolvidos. O risco é calculado através das avaliações de Severidade / Gravidade, Probabilidade de Ocorrência e da Chance de Detectar que algo está errado.
No entanto, com o passar do tempo, a técnica do FMEA se tornou ferramenta obrigatória como análise de riscos da cadeia automotiva, inclusive exercendo papel fundamental nas decisões sobre as campanhas de “Recall”. Embora seja uma técnica universal, as atualizações das regras para se fazer um FMEA, são elaboradas pelo setor automotivo e estendidos (ou adaptados) para os demais setores.
Existem vários rótulos para os tipos de FMEA, como por exemplo, FMEA de Sistema, FMEA de Projeto, FMEA de Processo. FMEA de Interface, FMEA de Logística, FMEA para Software, FMEA de Segurança, FMEA de Máquina, FMEA de Ferramental, entre outros.
Pela nova publicação do setor automotivo, o Manual FMEA AIAG & VDA, de 2019, para efeito de estrutura de construção dos FMEA, consideram-se 3 tipos:
- D-FMEA – FMEA de Projeto, para análise dos pontos frágeis no processo de desenvolvimento de produtos (falhas de projeto).
- P-FMEA – FMEA de Processo, para análise de falhas geradas pela execução dos processos de fabricação.
- FMEA-MSR – FMEA Suplementar para Monitoramento e Resposta do Sistema, para análise das falhas que podem ocorrer sob as condições de operação do cliente (monitoramento de falhas pelo sistema).
Os FMEA devem prevenir que falhas críticas aconteçam durante a utilização dos produtos. Pode-se dar “rótulos” para os estudos de FMEA, conforme o foco da análise, mas a essência da elaboração deve seguir um destes 3 tipos citados, como por exemplo: um FMEA de Logística se enquadra em um P-FMEA focado nas etapas do processo logístico / um FMEA de Ferramental se enquadra em um D-FMEA para análise do processo de desenvolvimento do ferramental.